Autoridades das Coreias do Sul e do Norte marcam para amanhã reunião prévia em busca de acordo

08/06/2013 - 14h15

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os governos da Coreia do Norte e da Coreia do Sul concordaram hoje (7) em fazer uma reunião prévia amanhã (9), na região de Panmunjom, na fronteira entre os dois países. A conversa ocorre três dias antes da reunião marcada para quarta-feira (12) em busca do fim do impasse e do clima de tensão na Península Coreana. No encontro, também deve ser analisada a reabertura do complexo industrial de Kaesong.

Cada uma das duas Coreias enviará três delegados a Panmunjom para as negociações em nível ministerial no dia 12, em Seul.  O Comitê para a Reconciliação Pacífica da Coreia do Norte informou, em comunicado, que são necessários contatos prévios para definir alguns temas.

As autoridades das Coreias do Sul e do Norte marcaram para quarta-feira a reunião destinada a buscar uma solução pacífica para o fim do impasse envolvendo o complexo industrial de Kaesong e o encontro de famílias separadas pelo fim da Guerra da Coreia, em 1953. A proposta da reunião foi apresentada pelo ministro da Unificação sul-coreano, Ryoo Kihl-jae.

As últimas reuniões com o mesmo propósito foram organizados pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, em 2010. A iniciativa desta vez ocorre em meio à tensão provocada pela ameaça norte-coreana de deflagrar uma guerra nuclear na Península Coreana.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade