SP quer imunizar 2,4 milhões de crianças contra a pólio no próximo sábado

03/06/2013 - 13h18

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Aproximadamente 2,4 milhões de crianças devem ser imunizadas contra a polimielite (paralisia infantil) no próximo sábado (8), de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O número equivale a 95% dos 2,5 milhões de crianças entre 6 meses e 5 anos. De acordo com a secretaria, estarão disponíveis 11,2 mil pontos das 8h às 17h, incluindo as salas de vacina das rodoviárias Tietê e Barra Funda.

O estado não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988, mas a vacinação é importante porque o vírus ainda circula em alguns países da África e da Ásia, de acordo com a secretaria. Os pais que levarem a carteira de vacinação dos filhos poderão atualizar doses de outra vacinas também.

As duas gotinhas na boca da criança é a única forma de prevenção da poliomielite. Os sintomas da doença são febre, mal-estar, dor de cabeça – podendo chegar à paralisia. Não há efeitos colaterais para a vacina.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil