Coreia do Norte indica que quer dialogar sobre programa nuclear

24/05/2013 - 9h15

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo da Coreia do Norte, que ameaça deflagrar uma guerra nuclear na Península Coreana podendo atingir vários países da região, informou que está disposto a retomar as negociações sobre o seu programa nuclear. O enviado especial norte-coreano à China, Choe Ryong-hae, disse hoje (24) às autoridades chinesas que o governo está disposto a seguir as recomendações de Pequim e retomar as negociações sobre o tema.

Choe, que é general quatro estrelas e diretor do Departamento Político do Exército norte-coreano, foi à China com a disposição de buscar um acordo, segundo ele. O militar se reuniu ontem (23) à noite com Liu Yunshan, do comitê permanente do Partido Comunista Chinês (PCC), o principal órgão de direção do regime.

“[O governo da China] espera que todas as partes implicadas façam adesão ao objetivo de desnuclearização da Península Coreana e mantenham a paz e a estabilidade”, disse Yunshan, em comunicado. “[Peço que] adotem medidas concretas para reduzir as tensões, façam avançar ativamente o diálogo e as consultas e retomem as conversações a seis partes, em breve.”

As negociações envolvem integrantes de seis países. Participam dos diálogos representantes das duas Coreias, da China, Rússia, dos Estados Unidos e do Japão. Desde 2003, o programa  programa nuclear norte-coreano é tema de reuniões do grupo, mas as discussões foram interrompidas em 2009, depois que a Coreia do Norte abandonou as conversas devido às sanções internacionais impostas ao país após novo teste nuclear.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil