Obama promete que responsáveis por explosões em Boston serão encontrados

18/04/2013 - 16h10

Da Agência Lusa

Boston (Estados Unidos) – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu hoje (18) que os responsáveis pelo duplo atentado à bomba, ocorrido na segunda-feira (15), serão “encontrados” e apresentados à Justiça.

“Sim, vamos encontrá-los, e sim, irão enfrentar a Justiça”, afirmou Obama, durante uma cerimônia ecumênica, realizada hoje na Catedral da Santa Cruz de Boston (estado de Massachusetts, Nordeste dos Estados Unidos), para prestar homenagem às vítimas do atentado.

As duas explosões registradas na segunda-feira perto da linha de chegada da Maratona de Boston, que ainda não tiveram a autoria identificada , causaram três mortes e deixaram cerca de 180 feridos, vários em estado grave.

“Se eles procuravam intimidar-nos, aterrorizar-nos, minar os valores que nos fazem americanos, é preciso ser muito claro: eles escolheram a cidade errada”, declarou Barack Obama.

Na mesma intervenção, Obama disse que Boston, “uma cidade aberta ao mundo e símbolo dos valores do país”, irá reerguer-se.

Segundo o chefe de Estado norte-americano, Boston sempre “abriu o coração ao mundo […] a homens de todas as raças”, como demonstrou a organização da maratona da cidade.

“No próximo ano, na terceira segunda-feira de abril, o mundo regressará a esta maravilhosa cidade americana para correr, melhor que nunca, e para encorajar, mais forte que nunca, a 118ª Maratona de Boston”, acrescentou.

“Boston, não tenho qualquer dúvida, que voltará a correr, voltará a correr”, disse Obama, emocionando as pessoas que lotavam a catedral, com uma capacidade de cerca de 2 mil lugares.

A cerimônia religiosa, em que participaram líderes de várias crenças, foi celebrada sob o lema “Cicatrizando as feridas da nossa cidade”.

Os acessos à catedral foram bloqueados e as medidas de segurança foram reforçadas.

Ao lado de Obama e da mulher Michelle, estavam várias autoridades, como o ex-candidato presidencial republicano nas últimas eleições e ex-governador do estado do Massachusetts (2003-2007), Mitt Romney.