Economia criativa estimula projetos inovadores em Barra do Piraí, diz secretário

30/03/2013 - 12h02

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O conceito da economia criativa foi o que levou à criação do Polo Audiovisual de Barra do Piraí, em 2009 e é isso que estimula o surgimento de projetos inovadores na cidade, entre os quais o Festival Internacional Estudantil de Cinema. A explicação é do secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Barra do Piraí, Roberto Monzo, coordenador do festival, que reunirá no município em abril jovens do Brasil e do mundo.

Ele entende que o desenvolvimento a partir da economia criativa é o caminho natural da cidade. “É isso que vai trabalhar o que nós temos de vocação: a valorização do nosso patrimônio histórico, natural, artístico, respeitando a tradição do município na parte cultural e as limitações em relação à topografia para a vinda de novas empresas”.

O secretário sustentou que economia criativa “é aquela que valoriza as pessoas e as coisas que o município tem. E é uma indústria sem chaminé, que não vai poluir e vai gerar conhecimento, autoestima e projeção do município”. Monzo enfatizou que o objetivo é tornar Barra do Piraí conhecida como a cidade do audiovisual e movimentar a economia do município.

Já existe no Polo Audiovisual o Núcleo Educacional de Animação 3D, no qual os jovens aprendem o processo de produção de filmes de animação. Na próxima edição do festival, em 2014, o curta metragem desenvolvido pelos estudantes do núcleo neste ano será exibido ao público.

Monzo revelou que esses alunos estão sendo certificados pela empresa norte-americana fabricante do software usado em animação e ”saem com a capacidade de se introduzir no mercado de trabalho ou de empreender como jovens produtores”. A primeira turma do núcleo de animação vai se formar em setembro próximo e já tem parceria com um canal de televisão dos Estados Unidos, onde o filme será exibido.

No segundo semestre deste ano, o secretário pretende inaugurar o primeiro Centro Vocacional Tecnológico (CVT) com foco no audiovisual do país. O centro é ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e vai trazer para Barra do Piraí cursos profissionalizantes nas áreas de produção, edição de vídeo, direção de fotografia e de sonoplastia, computação gráfica, animação em 3D.
“Vamos formar profissionais para o mercado de trabalho, já que toda a atividade econômica tem carência de mão de obra qualificada”. O CVT já funciona com cursos de moda, que é outra vocação da cidade.

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil