Moradores do Turano vão ter aulas para reaproveitamento de alimentos

26/03/2013 - 16h58

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Moradores do Complexo do Turano, na zona norte da cidade, vão ter aulas de reutilização integral de alimentos, culinária, empreendedorismo e educação ambiental. A iniciativa faz parte do Programa Ecobuffet, coordenado pela Superintendência de Território e Cidadania, da Secretaria Estadual do Ambiente.

O programa já foi implantado em quatro comunidades cariocas. Além da aulas, o programa orienta para criação de cooperativas para bufê sustentável, com cardápio a partir de alimentos reaproveitados. A Caixa Econômica Federal vai disponibilizar financiamneto de até R$ 6 mil para os alunos formados possam abrir o próprio negócio.

De acordo com o secretário do Ambiente, Carlos Minc, o principal objetivo do Ecobuffet é acabar com o desperdício de alimentos. "Trata-se de um trabalho com um conceito ecológico e ao mesmo tempo com inclusão social. Cascas de banana, gengibre, sementes de maracujá, tudo isso pode virar algo muito gostoso e valorizado. E os moradores ainda podem pôr em prática aquilo que aprenderam, abrindo seu próprio negócio e com isso, podendo contruibuir com a renda familiar".

Para a coordenadora do projeto, Ingrid Gerolimich, os cursos oferecem nova perspectiva de vida para os moradores. "Essa iniciativa eleva a autoestima das pessoas, elas passam a se sentir úteis, e contribuem para o desenvolvimento social do lugar onde vivem. É mais do que um simples curso, é uma forma eficaz de inserção social".

Com duração de cinco meses, o curso é ministrado por professores do Instituto de Nutrição da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e atende 100 alunos, além da oferta de bolsa no valor de R$ 120. Ao final do programa, os melhores alunos se tornam monitores, passando a receber um salário mínimo.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil