Into bate recorde nacional de cirurgias de quadril em uma semana

08/02/2013 - 21h45

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), do Ministério da Saúde, concluiu hoje (8) a última cirurgia de quadril, dentro do  mutirão iniciado no último dia 4, com o objetivo de reduzir o tempo de espera de centenas de pacientes que precisam de prótese de quadril. Ao todo, foram feitas 107 cirurgias, superando a previsão  inicial de 100 pacientes operados em uma semana.

O ortopedista Marco Bernardo Cury disse que foi um recorde nacional. “Nunca se operou em tão pouco tempo uma quantidade de pessoas em uma cirurgia tão complexa”. Segundo Cury, tudo correu bem. “Os pacientes passam bem”. Participaram do primeiro mutirão de quadril no novo prédio do Into, na zona portuária, 40 profissionais, entre os quais sete cirurgiões.

O Into está programando o próximo mutirão para pacientes com problemas de coluna, que será efetuado no final deste mês. O número de cirurgias ainda não foi definido.

Para marcar as consultas e cirurgias, os pacientes deverão se dirigir às unidades básicas de saúde. O serviço é  integrado ao sistema informatizado desenvolvido em conjunto pelo ministério e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (Sisreg).     

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.