Leandra Felipe
Correspondente EBC
Bogotá- O presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) , Peter Maurer, estará na Colômbia em visita oficial durante quatro dias, a partir deste domingo (10). É a primeira vez que o atual presidente do comitê visita a América Latina desde que assumiu o cargo em julho do ano passado.
Durante a visita Maurer terá reuniões com o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e com o vice-presidente Angelino Garzón. Ele também se reunirá com a chanceler Maria Ángela Holguín, com o ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, e com a ministra da Justiça, Ruth Correa Palacio.
A Colômbia é o país onde o CICV faz a maior operação humanitária no continente americano. "Estamos particularmente preocupados com as consequências humanitárias do prolongado conflito e de outras situações de violência armada que a Colômbia vive", disse Maurer.
Além das reuniões em Bogotá, Maurer visitará o departamento de Putumayo, no Sudoeste do país, para conhecer o trabalho humanitário feito pela Cruz Vermelha colombiana. O CICV tem participado como mediador no conflito armado colombiano, na ajuda humanitária às vítimas e também nos resgates de reféns.
O CICV está na Colômbia desde 1969. Tem 13 escritórios em todo o país e uma equipe de mais de 360 colaboradores. O orçamento para as suas atividades no país em 2013 será 33 milhões de francos suíços (aproximadamente US$ 36 milhões).
Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.