Corpo de Selarón será enterrado amanhã no Rio

15/01/2013 - 20h46

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O corpo do artista plástico e ceramista Jorge Selarón vai ser enterrado amanhã (16), às 14h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul da capital fluminense. Ele será velado na Capela 1 da Real Grandeza, a partir das 11h. O artista chileno tinha revelado a amigos o desejo de ser cremado, mas como a morte ainda está em fase de investigação pela Divisão de Homicídios, a cremação do corpo foi descartada.

Selarón foi encontrado morto na manhã de quinta-feira (10) na escadaria da Lapa, local que usou para manifestar a sua arte, aplicando azulejos coloridos em seus 215 degraus, transformando o local em um ponto turístico. O mosaico foi iniciado pelo artista em 1990. Em 2005 a escadaria foi tombada pela prefeitura do Rio.

O corpo de Selarón foi necropsiado e liberado no mesmo dia da morte, mas permanece no Instituto Médico-Legal (IML), porque ninguém da família apareceu para retirá-lo. Pela legislação, nos primeiros três dias apenas parentes podem tratar da liberação do corpo. Após o prazo, o procedimento pode ser feito por pessoas próximas.

Como Selarón não tem parentes no Rio o Consulado do Chile tentou contato com dois irmãos do ceramista, mas eles não têm condições financeiras de viajar ao Rio para fazer a liberação do corpo. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, mostrou-se comovido com a situação e resolveu que a prefeitura custeasse o enterro.

Os amigos do artista chileno vão se concentrar amanhã (16), a partir das 9h30, em frente ao IML, na zona portuária da cidade, para acompanhar a saída do corpo. O cortejo passará pelos Arcos da Lapa e pela escadaria transformada em mosaico, depois seguirá para a Capela Real Grandeza, onde o corpo será velado até a hora do enterro.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil