Nova Friburgo ainda tem 14 pessoas desabrigadas pela chuva

19/11/2012 - 18h41

Da Agência Brasil
 
Rio de Janeiro - A Secretaria de Assistência Social de Nova Friburgo, na região serrana do Rio, informou que o número de desalojados por conta dos deslizamentos provocados pela chuva dos últimos dias, no bairro Três Irmãos, no distrito de Conselheiro Paulino, é 14 pessoas. Na última quinta-feira(15) o número de desalojados era  72. Os moradores que ainda não conseguiram retornar às suas casas estão abrigados no Jardim de Infância Maria Duque Estrada Laginestra, no bairro do Prado.
 
Segundo a Secretaria de Assistência Social, muitas pessoas conseguiram voltar para suas casas, devido ao trabalho de limpeza e da retirada da maior parte do entulho, formado por terra e pedras que se deslocaram da encosta e ficou acumulado ao redor de algumas casas.
 
De acordo com o subsecretário de Assistência Social da prefeitura de Nova Friburgo, Ricardo Alfredo, não há previsão de chuva para os próximos dias na região.
 
"A Defesa Civil fez um grande trabalho nos últimos dias. Conselheiro Paulino foi um dos lugares mais afetados pela forte chuva. As sirenes, apesar de alguns problemas, funcionaram muito bem. A população está se acostumando com esse sistema. Sem a previsão de chuva para os próximos dias, nós poderemos aperfeiçoar o modelo, tirando cada vez mais pessoas dos locais antes que as tragédias ocorram", disse o subsecretário.
 
O bairro Três Irmãos ainda está com sua maior parte interditada pela Defesa Civil. Segundo o subsecretário, a localidade foi a mais atingida durante a chuva da semana passada.
 
"Algumas regiões do bairro ainda se encontram em situação grave, com risco iminente de deslizamento. São lugares, onde os garis e os agentes da Defesa Civil, infelizmente, não conseguem chegar por conta dos destroços e da ameaça de desmoronamento. Temos que preservar nossos homens, para conseguir entregar o melhor serviço possível para a população," explicou.
 
Das 26 sirenes que foram instaladas pela prefeitura em áreas consideradas de risco, cinco não funcionaram durante o temporal, tendo que ser ativadas manualmente. A Defesa Civil informou que não houve vítimas fatais no bairro Três Irmãos e que duas pessoas ainda estão hospitalizadas, sem gravidade.

Edição: Fábio Massalli