Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Agentes da Polícia Federal de Macaé, no norte fluminense, desencadearam hoje (30) a Operação Colorado, para cumprir mandados de prisão preventiva contra 21 pessoas denunciadas por tráfico de drogas e formação de quadrilha pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ). Até o momento, dez pessoas foram presas na operação, que conta com o apoio de agentes do Grupo de Apoio a Promotores (GAP) e de policiais civis.
De acordo com as investigações, que vinham sendo feitas há um ano e dois meses pela Polícia Federal, a partir da denúncia do MP-RJ, os criminosos, chefiados por Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, conhecido como “Piloto”, montou em Macaé uma ramificação da facção criminosa Comando Vermelho.
A quadrilha, dividida em núcleos de atuação, controlava um grande esquema de fornecimento e distribuição de drogas em favelas do município e também praticava outros crimes, como roubos e homicídios.
Os 21 mandados expedidos pelo Juízo da Vara Criminal de Macaé começaram a ser cumpridos às 6h em diversas favelas da cidade e nos municípios vizinhos de Rio das Ostras, Carapebus e Conceição de Macabu. Outras 11 pessoas denunciadas pelo MP-RJ já haviam sido presas no decorrer das investigações, que revelaram a atuação de parte do bando também em comunidades da zona norte da capital fluminense, como Manguinhos, Jacarezinho, Mandela e Parque União. Segundo o MP, o núcleo era comandado por Carlos José Pereira Rosa, o “Bililiu”, que cumpre pena no Complexo Penitenciário de Bangu, na zona oeste do Rio.
Edição: Fábio Massalli