Empresários do turismo cobram fundo garantidor para o setor

24/10/2012 - 20h15

Guilherme Jeronymo
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Na abertura da Feira de Turismo das Américas, representantes do setor defenderam a criação de um fundo garantidor para o setor, com o intuito de diminuir os impactos nos serviços devido a problemas com companhias aéreas.

“Precisamos, acima de tudo, atingir um nível de qualidade mundial”, disse o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Antonio Azevedo, que destacou a importância do setor público para a resolução de problemas de regulação e capacitação, principalmente o papel estratégico da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, anunciou que uma das prioridades da pasta é o investimento em 12 projetos com foco na “melhoria da oferta e implantação de uma infraestrutura adequada”, que chamou de “PAC do Turismo”, em referência ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os recursos para os projetos estão sendo negociados com a Casa Civil e virão do orçamento de 2013. Parte irá para projetos pensados em destinos turísticos procurados, como Bahia e Espírito Santo.

Segundo o ministro, está em debate parceria com o Ministério das Relações Exteriores para facilitar a emissão de vistos para estrangeiros, paralela à tramitação de projetos sobre o tema no Congresso Nacional. Vieira ainda citou negociações com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) para a liberação de R$ 2 bilhões para o setor, por meio do Pró-Copa, além de ampliar o número de empresas com acesso às linhas de financiamento.

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, destacou o peso do turismo na economia dos estados nordestinos. “O mundo não vive bons momentos para a economia, e o Brasil sofre com a crise. O turismo é um dos setores que pode representar uma alternativa”, disse. Segundo dados do Ministério do Turismo, o setor é responsável por 9,8% do Produto Interno Bruto (PIB) da Região Nordeste, enquanto no Sudeste, por exemplo, representa 2,7% do PIB regional.

A feira de turismo começou hoje e vai até o dia 26.

Edição: Carolina Pimentel