Guilherme Jeronymo
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – Pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) revelou que o número de brasileiros que viajam dentro do país cresceu 18,5% em quatro anos. No ano passado, 58,9 milhões fizeram uma viagem doméstica, contra 49,7 milhões, em 2007. O número de viagens internas passou de 161 milhões para 191 milhões no período avaliado.
Encomendada pelo Ministério do Turismo e divulgada hoje (24) durante a Feira de Turismo das Américas, a pesquisa mostrou que 62,8% dos viajantes se hospedaram em casas de parentes ou amigos. De acordo com o ministério, esse tipo de hospedagem cresceu devido, em parte, pelo fato de famílias com renda de até quatro salários mínimos começarem a fazer viagens domésticas. Segundo a pesquisa, as viagens domésticas na faixa de renda de até quatro salários mínimos cresceu 21% no período.
Do total de viajantes, 25% ficaram hospedados em rede de pousadas, resorts e hotéis.
O carro ainda é principal meio de transporte na hora de viajar pelo país, respondendo por 44,1%. O avião cresceu no período, passando de 11,3%, em 2007, para 17%, em 2011. O ônibus representarou 26,9% no ano passado.Conforme a pesquisa, mais de 90% das viagens foram organizadas sem a ajuda de uma agência.
A edição recente da pesquisa avaliou o perfil de viagens de 39 mil famílias nas 27 capitais e em 110 municípios em todas as regiões brasileiras.
Edição: Carolina Pimentel