Light divulga esquema especial para as eleições deste domingo

05/10/2012 - 19h18

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Maior concessionária de energia elétrica do estado do Rio de Janeiro, com atendimento a 31 municípios e mais de 4 milhões de consumidores, a Light montou um plano de ação especial para as eleições municipais deste domingo, que abrangerá 2.825 locais de votação situados em sua área de atuação, com platonistas e equipamentos geradores que possam garantir a continuidade da votação ou da apuração mesmo no caso de faltar energia elétrica.

Segundo a concessionária, o programa é o mesmo que vem sendo realizado desde 2002 e, este ano, terá como novidade a presença de dois funcionários trabalhando em regime de plantão no prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Centro do Rio, com computadores ligados ao sistema de operação da empresa para tornar ainda mais ágil o registro e a solução de eventuais ocorrências. Um total de 400 funcionários estarão mobilizados para o atendimento de emergência durante a votação.

Ainda no TRE, a concessionária manterá dois geradores de 500 quilovoltampere (kVA). A executiva de Conta Poder Público Federal da Light, Andréa Bastos, diz que a empresa vem realizando inspeções para avaliar a rede elétrica das zonas e polos eleitorais e dos locais de votação que recebem maior número de eleitores de modo a minimizar os riscos de falta de energia elétrica.

“O objetivo é estar a postos para, em caso de ocorrência, restabelecer o fornecimento o mais rápido possível. Além disso, realizamos trabalho preventivo, no sentido de eliminar qualquer anormalidade”, disse.

O cliente da concessionária poderá usar o Disque-Light Emergência (0800-0210196), plantão do serviço de atendimento telefônico 24h, e o Light Já, por SMS, disponível exclusivamente para interrupções de energia.

Edição: Fábio Massalli