Grupo de trabalho vai acompanhar obras de expansão do aeroporto de Viracopos para evitar problemas trabalhistas

05/10/2012 - 18h25

Bruno Bocchini

Repórter da Agência Brasil

 

São Paulo – O Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério do Trabalho e Emprego e o Consórcio Aeroportos Brasil – vencedor do leilão de privatização do aeroporto de Viracopos, em Campinas – e o Consórcio Construtor Viracopos, criaram hoje (5) um grupo de trabalho para acompanhar as obras de expansão do terminal, evitar irregularidades trabalhistas e acidentes com os trabalhadores. As obras, já iniciadas, devem contar com cerca de 3 mil trabalhadores.

No dia 25 de setembro, durante operação de vistoria, procuradores e fiscais do MPT flagraram condições precárias de trabalho nas obras do aeroporto, principalmente nas áreas de vivência, como banheiros, refeitórios, e vestiários. Na época, um termo de ajustamento de conduta (TAC) teve de ser feito com as construtoras.

No encontro de hoje, o Consórcio Aeroportos Brasil se comprometeu a apresentar um cronograma atualizado das obras a cada 45 dias. Visitas periódicas serão feitas pelos órgãos trabalhistas para acompanhar a evolução do cronograma e também verificar o cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho.

 

Edição: Aécio Amado