Anápolis terá cinco candidatos na disputa pela prefeitura

05/10/2012 - 14h54

Mariana Jungmann e Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - No próximo domingo (7), os cinco candidatos a prefeito e 508 candidatos a vereador em Anápolis irão disputar o voto dos 206,2 mil eleitores da cidade. Concorrem à prefeitura Antônio Gomide (PT), Elismar Veiga (PPS), Gérson Fallacci (PHS), José de Lima (PDT) e Wilson de Oliveira (DEM).

Considerada a segunda mais importante de Goiás, atrás apenas da capital Goiânia, Anápolis tem produto interno bruto (PIB) de R$ 8,1 bilhões. A maior parte desse valor é composta pelo setor de serviços, mas o município também tem forte atividade industrial e conta com uma montadora de veículos e um grande polo farmacêutico.

Além disso, abriga um porto seco, o marco zero da Ferrovia Norte-Sul e a Base Aérea de Anápolis, onde ficam, por exemplo, concentradas as aeronaves para defesa de Brasília. O município recebe ainda R$ 40,3 bilhões do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Apesar de ter o segundo maior PIB do estado e uma das maiores fatias do FPM, a prefeitura de Anápolis administra apenas 45 estabelecimentos de saúde que contam com 30 leitos para internação, segundo dados de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda de acordo com os mesmos dados, naquele ano apenas cerca de um terço das matrículas de crianças na pré-escola ocorreu na rede pública municipal. Anápolis dispõe também de 64 escolas de ensino fundamental municipais que concentram 25,8 mil alunos.

Edição: Talita Cavalcante