Festival Eternal Tour mescla ciência com intervenções artísticas em São Paulo

25/08/2012 - 16h46

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Intervenções artísticas e palestras fazem parte do Festival Eternal Tour que chega a São Paulo no próximo dia 26 de agosto e fica até 29 de setembro. Segundo a técnica de programação Ana Luisa Sirota, o projeto foi idealizado por um grupo de artistas e cientistas suíços e está apoiado nas reflexões de filósofos como Immanuel Kant e Hannah Arendt.

“Há uma intenção de abordar temas como natureza, antropofagia, modernismo, racismo, beleza influenciados por diversos escopos teóricos”, ressalta Ana Luisa sobre o evento que ocorre no Sesc Consolação, centro da capital paulista.

Entre as intervenções está a do turco Yusuf Etiman, que percorrerá a cidade com um carrinho, semelhante ao usado pelos catadores de papel. “Compartilhando com o público da cidade esse caminhar pela cidade, pelos espaços que a gente tem. Partilhando esses conceitos desse escopo teórico trabalhado”, diz Ana Luisa.

Ela destaca ainda a conferência Zumbi e Princesa Isabel: Um Espelho Invertido para Repensar o Brasil Contemporâneo ministrada por Denise Ferreira da Silva.

Segundo Ana Luisa, o projeto foi inspirado nos grad tours europeus feitos entre os séculos 17 e 19 que permitiram a disseminação da cultura neoclássica. “É essa ação de viajar e levar consigo ideais, conceitos estéticos e todo esse movimento relido por esses artistas, em um cenário contemporâneo, e trazido mais para esse olhar sociológico e antropológico do contato entre culturas”.
 

Edição: Rivadavia Severo