Índios não se surpreendem com aumento da população indígena verificado pelo IBGE

10/08/2012 - 18h41

Gilberto Costa
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A divulgação de dados do Censo 2010 pelo IBGE afirmando que a população de índios cresceu 205% desde 1991 não surpreendeu os indígenas ouvidos pela Agência Brasil.

“A população indígena no Brasil é gigantesca”, disse o cacique Baubau, da aldeia tupinambá (Bahia). Segundo ele, índios residentes fora de aldeia, inclusive nas grandes cidades, estão assumindo mais a origem. “O que houve é que o processo histórico de exclusão fez com que os indígenas se escondessem a ponto de não declarar sua origem”, avaliou.

“Agora, a população está tomando coragem de assumir a identidade”, acredita Baubau, ao calcular que o número de indígenas deve ser bem maior (2 milhões) do que o recenseado pelo IBGE (896,9 mil, de 305 etnias).

Apesar do crescimento expressivo do número de indígenas, o cacique chama a atenção para as condições precárias dos índios que não são bem atendidos nem pelos serviços de assistência voltados aos indígenas (por estarem fora das aldeias) e nem pelos serviços públicos convencionais. “Somos excluídos de todos os lados”, lamentou ao defender políticas urbanas para pessoas de origem indígena.

Para o cacique Puiu Caiapó, sucessor do cacique Raoni na aldeia dos caiapós no Parque Nacional do Xingu (norte de Mato Grosso), a demarcação de terras indígenas favoreceu o crescimento da população. “Na área em que a gente está, onde é demarcado, está crescendo a população”, testemunhou, ainda reconhecendo o “medo de se acabar com a cultura indígena”

Lindomar Terena, da Terra Indígena Cachoeirinha no Pantanal (Mato Grosso do Sul), acrescentou que novos povos indígenas estão sendo contatados, o que também aumenta o tamanho da população.

Edição: Fábio Massalli