Derrotas no judô e no futebol feminino marcam dia dos brasileiros em Londres

31/07/2012 - 20h24

Da Agência Brasil

Brasília – No quarto dia de competição nos Jogos Olímpicos de Londres, o Brasil começou com vitórias, mas sofreu derrotas, algumas inesperadas, como a da seleção feminina de futebol, que perdeu da Grã-Bretanha por 1 a 0. Com a derrota, o Brasil enfrentará sexta-feira (3) o Japão nas quartas de final.

No judô, Leandro Guiheiro, líder do ranking mundial na categoria meio-médio, venceu a primeira luta, contra o marroquino Safouane Attaffoi e foi derrotado em seguida pelo americano Travis Stevens. Na repescagem, Guilheiro perdeu para o japonês Takahiro Nakai e ficou fora da disputa pelo bronze. A judoca Mariana Silva caiu na primeira luta, contra a chinesa Lili Xu.

Na natação, o Brasil começou bem: Cesar Cielo participou dos 100 metros livre e se classificou para as semifinais com o décimo melhor tempo, empatado com o polonês Konrad Czerniak. O outro brasileiro que disputou a prova, Nicolas Oliveira, ficou em 24° lugar na colocação geral e não se classificou para a etapa seguinte. Na semifinal, Cielo fez o quinto melhor tempo e passou para a final.

Na modalidade dos 200 metros peito, Tales Cerdeira conseguiu se classificar para a semifinal em 14° lugar, mas Henrique Barbosa ficou em 19º, fora da etapa seguinte. Cerdeira não conseguiu, porém, classificar-se para a final.

Os velejadores Robert Scheidt e Bruno Prada venceram a sexta regata da classe Star. A dupla brasileira está com 14 pontos perdidos, contra apenas 10 dos britânicos Percy e Andrew Simpson, que são os líderes na tabela geral.

No basquete masculino, os brasileiros ganharam da Grã-Bretanha por 67 a 62 e se mantêm invictos na disputa. O time volta às quadras quinta-feira (2), para enfrentar a Rússia, que também está invicta.

As duplas brasileiras lideram no vôlei de praia. Talita e Maria Elisa venceram hoje as alemãs Goller e Ludwig, por 2 sets a 1 e agora estão com 4 pontos. Emanuel e Alison também estão com 4 pontos, após derrotarem os suíços Heuscher e Jefferson Bellaguarda por 2 sets a 0. Quinta-feira, as meninas enfrentam as britânicas Bawden e Palmer e os homens jogam contra os italianos Lupo e Nicolai.

Na primeira etapa da esgrima, Guilherme Toldo venceu o marroquino Lauhoussine Ali por 15 a 6, mas na fase seguinte foi derrotado pelo americano Race Imboden por 15 a 5 e está fora da competição.

Os atletas brasileiros do remo também já estão eliminados. Na modalidade double skiff peso leve, Fabiana Beltrame e Luana Bartholo ficaram com o quarto tempo da bateria na repescagem, insuficiente para passar para as semifinais. Na categoria skiff, Kissya Cataldo ficou em quinto lugar em sua bateria, mas não conseguiu avançar, porque apenas as três primeiras classificam-se para a etapa seguinte. Anderson Nocetti, que pegou o sexto e último lugar na segunda bateria das quartas de final, disputará agora as semifinais C e D, que definem da 13ª à 24ª colocação.

No tiro com arco, o único representante brasileiro, Daniel Xavier, foi derrotado, por apenas 4 pontos, pelo polonês Rafal Dobrowolski por 7 a 3. Ele terminou a disputa com 131 pontos e está fora da disputa por medalhas.

Até o momento, o Brasil tem três medalhas: uma de ouro, uma de prata e uma de bronze, e está em 14º lugar na classificação geral.

Edição: Nádia Franco