BC diz sobre relatório do FMI que expansão do crédito veio na esteira de transformações sociais e econômicas

31/07/2012 - 17h17

Kelly Oliveira*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Banco Central (BC) divulgou hoje (31) nota em que destaca a análise do Fundo Monetário Internacional (FMI) em que o sistema financeiro brasileiro é apontado como “sólido, bem capitalizado e possui elevados níveis de liquidez e de provisões contra a inadimplência”. Em relatório, o FMI, no entanto, alertou para os riscos com a expansão do crédito.

As avaliações do FMI constam do Programa de Avaliação do Setor Financeiro (FSAP, na sigla em inglês), mecanismo de monitoramento que verifica a situação de 25 países de importância "sistêmica", ou seja, onde uma crise financeira tem o potencial de se espalhar para outros mercados. A última vez que o Brasil passou por essa avaliação foi em 2002. Desde 2010, em função da crise, o FMI estabeleceu que a periodicidade dos relatórios passasse a ser cinco anos.

Em nota, o BC acrescentou que, “em grande parte, a recente expansão do crédito no Brasil resultou de relevantes transformações sociais e macroeconômicas do país”. “Os testes de estresse do setor bancário feitos pelo FMI mostraram que o SFN [Sistema Financeiro Nacional] suportaria choques extremos, inclusive aqueles advindos de uma recessão global mais severa. Tais resultados corroboram as análises dos Relatórios de Estabilidade Financeira [REFs] produzidos pelo Banco Central”, diz o BC.

No relatório, o FMI avaliou que o sistema financeiro brasileiro permanece saudável e bem regulamentado, enfatizando, porém, que o governo precisa estar alerta para não ser "vítima do sucesso" das próprias políticas que evitaram efeitos mais graves da crise internacional.

Para o Fundo, o sistema financeiro no Brasil "é estável, mas a expansão acelerada do crédito nos últimos anos pode gerar riscos" para a economia. "Existe o risco de que o sistema financeiro [brasileiro] se torne vítima de seu próprio sucesso", disse o chefe da missão de avaliação, Dimitri Demekas. "A expansão acelerada do crédito nos últimos anos apoiou o crescimento da economia interna e o aumento da inclusão financeira, mas essa expansão também pode gerar vulnerabilidades."

O FMI também considerou que o país tem um cenário de taxas de juros elevadas e prazos curtos, o que prejudica o financiamento privado de longo prazo.

Segundo o BC, em relação à crise financeira internacional, “o relatório do FMI ressalta que a resposta das autoridades, incluindo o uso de redes de proteção financeira como o Fundo Garantidor de Crédito, foi rápida e eficaz”.

*Com informações da BBC Brasil
Edição: Lana Cristina