Copom reforça que novos cortes na Selic deverão ser feitos com parcimônia

19/07/2012 - 11h16

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve a avaliação de que qualquer nova redução da taxa básica de juros, a Selic, deve ser feita com “parcimônia”.

“Mesmo considerando que a recuperação da atividade vem ocorrendo mais lentamente do que se antecipava, o Copom entende que, dados os efeitos cumulativos e defasados das ações de política implementadas [redução da taxa Selic desde agosto do ano passado] até o momento, qualquer movimento de flexibilização monetária adicional deve ser conduzido com parcimônia”, diz a ata da última reunião do comitê, divulgada hoje (19).

O Copom tem reduzido a taxa básica como uma forma de estimular a atividade econômica brasileira, que enfrenta efeitos da crise internacional. No último dia 11, a Selic sofreu novo corte de 0,5 ponto percentual, para 8% ao ano, o menor nível desde que a atual política monetária foi adotada, no início de 1999.

Desde a ata da reunião da abril, quando reduziu a taxa básica em 0,75 ponto percentual, o Copom vem repetindo a expressão “parcimônia”. Depois disso, nas reuniões de maio e julho, houve reduções de 0,5 ponto percentual.

A expectativa de analistas do mercado financeiro consultados pelo BC é que haja mais um corte de 0,5 ponto percentual. Assim, a taxa encerrá 2012 em 7,5% ao ano.

Edição: Juliana Andrade