Procon poderá estender proibição de venda de linhas de celulares a todo o Rio Grande do Sul

17/07/2012 - 16h00

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Procon do Rio Grande do Sul poderá estender para todo o estado a proibição da venda de novas linhas de telefonia celular que foi determinada ontem (16) pelo órgão de defesa do consumidor na capital gaúcha. Segundo o diretor do Procon-RS, Cristiano Aquino, a entidade vai solicitar às operadoras que atuam no estado informações sobre a área de atuação, investimentos, cobertura e a dificuldades de instalação de novas antenas.

“Esse conjunto de informações vai subsidiar nossa tomada de posição. Estamos avaliando, vamos ver qual o desdobramento disso e não está descartado que a medida seja estendida”, disse Aquino, à Agência Brasil.

Além do cancelamento das vendas de telefones pré-pagos e pós-pagos, foi determinado o desconto nas faturas proporcional ao tempo no qual o serviço não foi prestado por queda na conexão da linha telefônica e de internet.

Foram notificadas as operadoras Claro, Oi, Vivo e TIM. Segundo o Procon, neste ano foram registradas 806 reclamações sobre telefonia móvel.

Na tarde de hoje (17), haverá uma reunião entre as operadora de telefonia e o Procon, para tratar da proibição. "Que as falhas existem no interior do estado, isso não há dúvidas, mas estamos aguardando o desfecho de Porto Alegre para ver que medidas serão tomadas em todo o estado”, acrescentou o diretor do Procon/RS.
 

Edição: Rivadavia Severo