População de Mesquita, na região metropolitana do Rio, ganha UPA 24h administrada por uma organização social

10/07/2012 - 19h09

Guilherme Jeronymo
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os moradores de Mesquita, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, passam a contar, a partir de hoje (10), com uma Unidade de Pronto-Atendimento 24 horas (UPA 24h). Ela foi inaugurada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e é a 53ª unidade no estado, das quais 49 têm gestão conjunta com o estado.

“O fundamental é que esta parceria sirva bem à população, garanta a qualidade no atendimento. Qualquer tipo de parceria que faça com que a UPA 24h abra mais rápido, funcione mais adequadamente atendendo a população é bem-vinda pelo Ministério da Saúde”, disse. Segundo o ministro, unidades de saúde como a UPA 24h de Mesquita têm papel importante ao diminuir a pressão sobre hospitais e prontos-socorros, podendo atender mais de 90% da demanda normal de um hospital.

O secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, também presente à inauguração destacou a importância da unidade de saúde para a população do município e o apoio da prefeitura para o seu funcionamento. “A UPA faz todo tipo de exame, inclusive aqueles de unidades de terapia intensiva, e distribui medicamentos, ou seja, ela é resolutiva, mas para que funcione adequadamente é fundamental que a prefeitura invista na rede de atenção básica”, declarou.

A UPA 24h de Mesquita, segundo o secretário, é a primeira a ser gerenciada por uma organização social no estado. O modelo, segundo Côrtes, é o mesmo aplicado em três hospitais estaduais, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindú, o Hospital da Mulher em São João de Meriti, e o Hospital da Mãe, em Mesquita. Os trâmites para que as demais UPAs geridas pelo governo estadual passem à gestão de uma organização social estão adiantados, com conclusão prevista para outubro, informou o secretário.

 

Edição: Aécio Amado