Moradores de Petrópolis participam de exercício de prevenção de tragédias provocadas por temporais

10/07/2012 - 18h40

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Moradores de áreas de risco de Petrópolis, na região serrana fluminense, participaram hoje (10) de um exercício de simulação de temporal na cidade como forma de prevenção de tragédia. Cerca de 300 pessoas estiveram envolvidas na simulação em dez áreas consideradas de risco.

Durante o exercício, o terceiro deste ano, foram acionadas as 18 torres com sirenes que emitem o sinal para que os moradores deixem as suas casas quando a quantidade de chuva ameaça provocar deslizamentos. Eles se deslocaram para os 23 pontos de apoio, como igrejas, associação de moradores e escolas do município, onde receberam instruções sobre o sistema de alerta. A simulação foi coordenada pela Defesa Civil do município.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Petrópolis, coronel Carlos Francisco de Paula, após o exercício, aproximadamente 120 pessoas receberam um certificado de participação da simulação. Para o coronel, os exercícios, executados de forma intensa, podem mudar a cultura da população com relação à prevenção de tragédias provocadas pelos temporais, como o que ocorreu em janeiro de 2011, que deixou mais de 900 mortos em toda a região serrana.

"Acredito que está tendo um resultado positivo, porque o objetivo é a mudança cultural. É fazer com que as pessoas se mobilizem automaticamente em uma situação de chuva fortes. Isso aí [o exercício] tem que ser feito incansavelmente", disse.

O coronel informou que os três municípios mais atingidos pelas chuvas do início do ano passado na região serrana - Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo - realizam sempre o exercício simulado. No entanto, só Petrópolis é a única cidade que a simulação envolve a população. "Esses três municípios fazem a simulação testando a sirene, mas Petrópolis é o único que faz o exercício com a participação da população".

 

Edição: Aécio Amado