Bairro da zona norte do Rio ganha parque com conceitos de sustentabilidade

23/06/2012 - 17h57

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A partir de hoje (23), o bairro de Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro, passa a contar com uma área de lazer construída de acordo com as diretrizes de sustentabilidade discutidas na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que terminou ontem (22). Obra da prefeitura carioca, o Parque de Madureira, com uma área de 103 mil metros quadrados, é o terceiro maior da cidade, menor apenas do que o Parque do Flamengo, na zona sul, e a Quinta da Boa Vista, na zona norte. A inauguração contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, do governador Sérgio Cabral e do secretário-geral da Rio+20, Sha Zu Kan.

O parque foi implantado ao longo de uma faixa de mais de 1 quilômetro de extensão, marginal a um dos ramais de trens da SuperVia, e que era ocupada pelas torres de transmissão de energia da concessionária Light. Com o remanejamento e a compactação das torres pela concessionária, grande parte do terreno pôde ser liberada para a obra, iniciada em 2010. A área também abrigava uma favela, com 900 famílias, que foram removidas.

Entre outros itens sustentáveis, o Parque de Madureira conta com sistema de irrigação para consumo controlado de água, controle térmico e de resíduos sólidos, sistema de reuso de água e iluminação com 400 lâmpadas de LED, de baixo consumo. Foram plantadas mais de 1,2 mil árvores na área de lazer, que tem ainda ciclovia, equipamentos para ginástica, circuito de skate e quadras de vôlei e de futebol.

Ao chegarem para a inauguração, Paes, Cabral e Sha Zu Kan foram recebidos pela Velha Guarda da Portela, grupo formado por integrantes da tradicional escola de samba do bairro. Em seu discurso, o prefeito definiu o parque como “um legado da Rio+20 para a cidade”. Cabral, por sua vez, disse que a nova área de lazer “é um resumo do momento que o Rio de Janeiro está vivendo”. Já o secretário-geral da Rio+20 destacou que o parque “vai ajudar a disseminar a economia verde e o desenvolvimento sustentável”.

Após a cerimônia de inauguração, teve início no espaço do novo parque destinado a shows uma roda de samba com Arlindo Cruz, Noca da Portela e Dorina, entre outros sambistas.

Edição: Juliana Andrade