Coppe apresenta programação especial na Rio+20

04/06/2012 - 19h22

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - No período de 13 a 24 deste mês, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável ( Rio+20), uma programação especial será apresentada pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

A Coppe será o único centro de ensino e pesquisa presente no Parque dos Atletas, situado próximo ao Riocentro, onde ocorrerá a conferência oficial da ONU, em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade. A instituição exibirá aos visitantes tecnologias e soluções desenvolvidas em seus laboratórios no evento intitulado O Futuro Sustentável - Tecnologia e Inovação para uma Economia Verde e a Erradicação da Pobreza.

A exposição interativa apresentará 12 projetos tecnológicos inovadores sobre os temas clima, energia, oceanos, cidades sustentáveis e erradicação da pobreza.

Em paralelo, serão realizadas conferências no auditório da Coppe, na Cidade Universitária, reunindo especialistas, autoridades, acadêmicos e ambientalistas. As conferências e debates estão previstos para os dias 13, 14, 15, 18 e 19 de junho.

Um dos destaques das conferências é a participação, no dia 18, do economista Ignacy Sachs, professor titular da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais de Paris. Sachs é considerado o precursor do conceito de ecodesenvolvimento no mundo. No dia seguinte, será realizado o evento China-Brasil: os Grandes Desafios, organizado pelo Centro China-Brasil, sediado em Pequim, fruto de parceria da Coppe com a Universidade de Tsinghua. O centro bilateral foi criado para pesquisas em inovações tecnológicas e mudanças climáticas.

A programação prevê, também, a divulgação, no dia 21 de junho, do primeiro relatório de avaliação nacional sobre mudanças climáticas, produzido pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC). O evento será realizado no auditório do estande da Coppe, no Parque dos Atletas.

Edição: Fábio Massalli