Espanha quer ampliar parcerias com o Brasil no setor energético

02/05/2012 - 13h33

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de La Cámara, disse que os dois países podem adotar novas medidas de cooperação na área de energia. Entre as parcerias, está sendo estudada uma que envolve a Petrobras e a Repsol, ex-administradora da petrolífera YPF, recentemente expropriada pelo governo argentino.

“Falamos muito sobre algumas parcerias no âmbito de energia, principalmente sobre investimentos de empresas espanholas e a possibilidade de cooperação nas áreas de energias renováveis fotovoltaica, solar e eólica”, disse Cámara. “Estudamos também a possibilidade de cooperação entre a Petrobras e a Repsol, além do desenvolvimento [de parcerias] no âmbito de gasodutos”, acrescentou o embaixador, após reunião com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Perguntado se os problemas com a Argentina – e, mais recentemente, com a Bolívia, que nacionalizou a empresa Red Elétrica Internacional (SAU), administrada pela Rede Elétrica Espanhola (REE) – poderiam prejudicar esses acordos com o Brasil, Cámara foi categórico: “Está claro que o Brasil é muito diferente de outros países da América Latina, com segurança jurídica e respeito aos contratos. Isso dá muita segurança de investimento às empresas espanholas”.

Edição: Graça Adjuto