CNA estima aumento de 5,3% no faturamento do setor agropecuário neste ano

02/05/2012 - 18h34

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A agropecuária brasileira deve faturar 5,3% a mais neste ano do que em 2011, estima a Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil (CNA). A entidade projeta o valor bruto da produção (VBP) do setor com base na previsão de produção de grãos e fibras na safra 2011 e 2012 e nos preços médios dos produtos no mercado.

De acordo com a entidade, a expansão será liderada pela pecuária, que deve encerrar o ano com faturamento 11,2% maior do que em 2011. Segundo a CNA, o aumento da demanda externa e o encarecimento do preço da arroba nos Estados Unidos abrem caminho para o Brasil ampliar a participação no mercado mundial de carne bovina.

A agricultura, no entanto, deverá crescer em ritmo menor. A CNA projeta expansão de apenas 1,5%, ocasionada pela dificuldade de recuperação da economia mundial, que se reflete em menores preços das commodities agrícolas – alimentos com cotação no mercado internacional.

A CNA também divulgou dados sobre a balança comercial do agronegócio em março. No mês passado, o país exportou US$ 6,2 bilhões a mais do que importou em alimentos e produtos ligados à cadeia produtiva do setor. O resultado representa aumento de 4% em relação ao mesmo período de 2011.

No mês passado, o valor das exportações de soja e derivados cresceu 31,2%. Apesar da queda de 3,6% em março, a quantidade vendida aumentou 36% na comparação com o mesmo mês de 2011. O principal destino dos embarques foi a China, com 3 milhões de toneladas, o que representa 55% do total exportado pelo Brasil. Impulsionados pela compra de arroz, cuja safra interna foi afetada pela seca no Sul, os gastos com as importações do agronegócio somaram US$ 1,5 bilhão em março e subiram 6,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Edição: Fábio Massalli