Itamaraty reforça pedido de esclarecimentos à Espanha sobre aposentada brasileira impedida de entrar naquele país

13/03/2012 - 21h15

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O embaixador Tovar da Silva Nunes, porta-voz do Itamaraty, disse hoje (13), em São Paulo, que o Ministério das Relações Exteriores reiterou pedido de explicações ao governo espanhol sobre a aposentada Dionísia Rosa da Silva, de 77 anos, impedida de entrar no país. Segundo o diplomata, o governo brasileiro também solicita esclarecimentos sobre a alegação de maus-tratos a cidadãos brasileiros que tentam entrar em território espanhol.

“Sabemos que a entrada no território e a concessão de visto é um ato de soberania, mas acreditamos que essa consideração deve ser feita em respeito aos direitos de todos os cidadãos”, disse Nunes. “Estamos indagando sobre o que realmente aconteceu, porque achamos que uma senhora com a idade que tem e com o desejo legítimo de ingressar no país não merecia um tratamento como o que pareceu ter recebido”, completou o embaixador.

No início de abril, os espanhóis que desembarcarem no Brasil serão submetidos a uma rígida lista de exigências, fixada pelo governo, para conseguir a autorização de entrada no país. A decisão é baseada no chamado princípio diplomático da adoção de reciprocidade. “Tentamos, por um bom tempo, aliviar os requisitos para a entrada de brasileiros [na Espanha]. Mas não foi possível. Eles mantiveram [a decisão]. Não houve muita alternativa ao Brasil senão aplicar esses requisitos de maneira semelhante”, declarou Nunes.

 

Edição: Aécio Amado