Irã reitera disposição de negociar com a comunidade internacional sobre programa nuclear

13/03/2012 - 10h25

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília –  O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast, disse hoje (13) que o governo iraniano se dispõe a reiniciar o diálogo com o chamado 5 +1 (Rússia, Estados Unidos, França, Reino Unido, China e Alemanha). Segundo ele, o chefe da Corte Suprema de Segurança Nacional do Irã, Saeed Jalili, indicou o interesse durante reunião com a chefe da Diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton.

Mehmanparast acrescentou ainda que as reuniões deverão ocorrerão na Turquia – país que costuma intermediar as negociações entre o Irã e o restante da comunidade internacional. Mas, segundo o porta-voz, ainda não há data definida.

O porta-voz reiterou que as suspeitas em torno do programa nuclear iraniano por parte da comunidade internacional, que desconfia da produção de armas atômicas, são infundadas. Em decorrência das desconfianças, o Irã é alvo de várias sanções internacionais, que atingem as negociações comerciais, econômicas, financeiras e militares.

De acordo com ele, inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) visitaram duas vezes a usina localizada em uma área militar em Parchin. No entanto, Mehmanparast disse que o governo do Irã não recebeu pedidos da Aiea para novas visitas. Ele admitiu, entretanto, que, no passado, os inspetores não puderam visitar o local por “problemas de agenda”.

No começo deste ano, especialistas da Aiea estiveram pela segunda vez no Irã para verificar o programa nuclear desenvolvido no país. Mas a visita foi considerada pouco produtiva pois as análises não puderam ser feitas nos locais de desenvolvimento das pesquisas e dos projetos.

 


*Com informações da agência estatal de notícias do Irã, Irna   //     Edição: Lílian Beraldo