Dilma recebe Prêmio Bertha Lutz no Senado

13/03/2012 - 6h53

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Cinco mulheres recebem hoje (13), no Senado, o Prêmio Bertha Lutz 2012 por contribuir para ampliar os direitos femininos na sociedade brasileira. Uma delas é a presidenta Dilma Rousseff.

A premiação ocorre às 10h, no plenário, em cerimônia com a presença dos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Marco Maia. O Prêmio Bertha Lutz foi criado em 2001 e leva o nome de uma das pioneiras do feminismo, líder na luta pelo direito de voto das mulheres.

Esta é a primeira vez que a presidenta volta ao Congresso Nacional após a cerimônia de posse. A visita ocorre em um momento de tensão entre o governo e a base aliada. Na última semana, o Senado rejeitou, em votação no plenário, o nome indicado por Dilma para assumir a direção-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

As demais premiadas pelo Senado são Maria do Carmo Ribeiro, ex-mulher do dirigente comunista Luís Carlos Prestes; a primeira senadora do Brasil, Eunice Michilles; a representante da Comissão Pastoral da Terra Rosali Scalabrin; e a professora Ana Alice Alcântara da Costa, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres da Universidade Federal da Bahia.

A indicação de nomes para receber o prêmio é feita por entidades de âmbito nacional, governamentais ou não. Os nomes são avaliados por um conselho. A premiação deste ano teve 30 indicações.

Edição: Graça Adjuto