Cepal prevê desaceleração econômica regional devido à crise econômica mundial

21/12/2011 - 11h30

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Após atingir, em 2011, as menores taxas de pobreza e indigência de seus últimos 20 anos graças ao crescimento da renda média domiciliar e a políticas de redução das desigualdades sociais, a América Latina e o Caribe deverão sofrer os impactos da crise econômica internacional.

Segundo a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), o crescimento da região em 2012 será menor que em anos anteriores devido aos efeitos da crise que afeta algumas das principais economias mundiais, como os Estados Unidos e a União Europeia.  

A dimensão dos desafios que os países latino-americanos e caribenhos irão enfrentar a partir do ano que vem faz parte de um relatório que a Cepal divulgará hoje (21) À tarde. Intitulado Balanço Preliminar das Economias da América Latina e Caribe, o documento é um dos mais importantes produzidos pela comissão. Além de analisar a evolução anual das economias regionais, o relatório projeta o crescimento de cada país para o ano seguinte e os desafios que esperam cada um deles.

O estudo será apresentado à imprensa pela secretária executiva da comissão, Alicia Bárcena, na sede da entidade, em Santiago, no Chile.

Edição: Graça Adjuto