Inea informa que vazamento de navio em Campos está controlado

17/12/2011 - 14h05

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidenta do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, divulgou nota hoje (17) para informar que o vazamento de 10 mil litros de óleo do navio FPSO Cidade de São Paulo, da empresa Modec, que faz trabalho de manutenção na Bacia de Campos, está controlado.

De acordo com o instituto, as equipes de emergência sobrevoaram pela manhã o local do acidente, próximo a Ilha Grande, em Angra dos Reis, e constataram que “o óleo está diluído e não tem mais condições de ser recolhido, motivo pelo qual será feita a dispersão mecânica”.

O instituto informou que recebeu ontem (16) informações do acidente, que foi provocado por falha humana. O navio estava se dirigindo ao Estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, para manutenção. A empresa, conforme a legislação, deverá ser multada pela Capitania dos Portos devido ao acidente.

O Inea garantiu que vai continuar monitorando o trabalho e a trajetória da mancha. O órgão alertou que os técnicos identificaram uma grande quantidade de material orgânico nas praias da zona sul, devido à forte chuva de ontem, e orientou a população a evitar o banho de mar nessas áreas por 24 horas, após a ocorrência de chuvas.

Edição: Talita Cavalcante//Matéria atualizada às 14h13.