Mutirão ajuda consumidores a renegociar dívidas com empresas no Rio

13/12/2011 - 12h28

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) iniciou hoje (13) um mutirão para ajudar consumidores a renegociar suas dívidas e a “limpar” seu nome. Uma tenda ficará montada no Largo da Carioca, no centro da capital, nos próximos dez dias, para facilitar o contato dos devedores com as empresas credoras.

Segundo o presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves, o objetivo é fazer as duas partes dialogarem a fim de encontrar a melhor forma de acabar com a dívida. “O objetivo é que [o acerto] seja bom para ambas as partes. Certamente, as empresas vão ceder em alguma coisa, seja aumentar o prazo ou perdoar multas. Isso vai depender de cada empresa. E o consumidor deve negociar de forma honesta e transparente, dizendo o que pode ou não pagar”, disse.

Algumas empresas estão atendendo clientes na própria tenda do CDL-Rio. Para aquelas que não têm representantes na tenda, o clube está entrando em contato com as empresas e direcionando os consumidores para elas.

É o caso do autônomo José Carlos de Moura, de 55 anos, que tem dívida com uma financeira. “Estou com um probleminha com um empréstimo que eu peguei. Já paguei uma parte, mas não sabia como resolver para pagar o restante. Agora surgiu essa oportunidade para eu limpar meu nome, porque estou precisando comprar umas coisas”, conta ele.

Participam do mutirão, que funcionará até o dia 22, empresas do comércio varejista e do segmento financeiro, concessionárias de telefonia e de energia entre outros. A expectativa é atender a cerca de 30 mil consumidores.

Edição: Graça Adjuto