Comissão rejeita convite para Pimentel comparecer ao Senado

13/12/2011 - 16h30

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Comissão de Fiscalização e Controle do Senado rejeitou há pouco requerimento de convite para que o ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, preste esclarecimentos sobre sua atuação como consultor. A decisão desagradou a oposição, enquantos os governistas comemoraram a decisão.

Autor do requerimento, o líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), disse que o ministro ainda não respondeu a todas as perguntas. "Há nitidamente a prática de tráfico de influência. Estamos dando a oportunidade para um ministro, que está sendo duramente acusado, de se defender".

O senador tucano senador Aloysio Nunes Ferreira (SP) também defendeu a ida de Pimentel ao Senado. "Queremos apenas esclarecer se essas atividades de consultoria têm ou não a ver com a atividade de ministro".

E o senador Ivo Cassol (PP-RO), partido que faz parte da base do governo, também criticou a posição do ministro e disse que não há razões para que Pimentel seja blindado. 

Já o senador petista Jorge Viana (AC) disse que Pimentel já esclareceu todos os questionamentos. "Não ficou nenhuma pergunta sem resposta até aqui. Tudo aconteceu depois dele ter saído da prefeitura”.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que as consultorias prestadas por Pimentel ocorreram antes dele assumir o ministério. "A posição do governo é que qualquer denúncia sobre questões públicas serão investigadas. Mas no caso do ministro Pimentel é uma questão privada e o ministro já prestou todas as explicações".

 

Edição: Rivadavia Severo