Produção industrial tem desempenho negativo em outubro, mostra CNI

24/11/2011 - 12h08

Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A produção industrial brasileira apresentou desempenho negativo em outubro, ao atingir 48,8 pontos, ante 48,6 registrados em setembro. O uso da capacidade instalada (UCI) passou de 45 para 43,9 pontos, o menor nível desde junho de 2009, de acordo com a pesquisa Sondagem Industrial, divulgada hoje (24) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Esses índices seriam positivos de ficassem acima de 50 pontos, esclarece a entidade. Além do desempenho negativo, a indústria acumulou estoques, com a marca de 52,4 pontos, o que reflete baixa nas vendas em relação a setembro, quando a estocagem marcou 52,9 pontos. A expectativa é que o acúmulo de estoques reduza ainda mais nos próximos meses a produção industrial, pois não há previsão de aumento da demanda, segundo a sondagem.

Houve também queda na expectativa sobre as vagas de trabalho na indústria em outubro, de acordo com a pesquisa, com 49,1 pontos contra 50,3 pontos aferidos em setembro. Para os próximos meses, a entidade espera uma redução maior. A Sondagem Industrial identificou redução também nas expectativas de compra de matérias-primas (49,7 pontos) e das quantidades exportadas (47,9 pontos).

Para o economista Marcelo Azevedo, da CNI, o quadro atual da economia retrai a iniciativa do empresário industrial de comprar matérias-primas e de contratar. "De qualquer forma, deve ser considerado que os últimos e os primeiros meses do ano são geralmente mais fracos que os demais para o setor industrial. Nesta época já foram feitas as entregas para o Natal, aliás, em quantitativo abaixo do registrado em novembro de 2010."

A CNI consultou na pesquisa 1.864 empresas entre 1º e 18 de novembro, entre elas 1.001 pequenas, 599 médias e 264 de grande porte.

Edição: Juliana Andrade