Presidente do Iêmen diz que renunciará nos próximos dias

08/10/2011 - 14h34

Yara Aquino*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, disse que irá deixar o cargo nos próximos dias, após ter comandado o país por 33 anos. Saleh vinha resistindo a pressões para renunciar mesmo após quase nove meses de protestos populares exigindo sua saída.

"Eu rejeito o poder e continuarei a rejeitá-lo e deixarei o poder nos próximos dias", disse em discurso transmitido pela TV estatal. Ele disse, porém, que não passará o cargo a opositores. O presidente do Iêmen já anunciou outras vezes uma transição no poder, mas isso não ocorreu.

Os mais fortes aliados de Saleh, os governos da Arábia Saudita e dos Estados Unidos, também vinham pressionando para que ele renunciasse. Em junho, Ali Abdullah Saleh foi ferido por um ataque à bomba atribuído a rebeldes oposicionistas e levado para um hospital na Arábia Saudita.

Desde o início deste ano, uma série de protestos tem tomado países como a Líbia, a Tunísia, a Síria, o Iêmen e o Egito. Algumas dessas manifestações levaram à queda de líderes como Hosni Mubarak (Egito) e Zine El Abidine Ben Ali (Tunísia) – que se perpetuavam há décadas no poder.

* Com informações da BBC Brasil

Edição: Talita Cavalcante