Moratória da Soja será renovada na próxima semana

06/10/2011 - 16h41

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Moratória da Soja, iniciativa de produtores, empresas e organizações não governamentais (ONGs) para boicotar a soja produzida em terras de novos desmatamentos ilegais na Amazônia, será renovada na próxima quinta-feira (13), em Brasília. O compromisso foi assinado pela primeira vez em 2006 e tem sido repactuado anualmente.

Fazem parte do acordo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), representando compradores e exportadores, e ONGs ambientalistas como o Greenpeace, a Conservação Internacional e o WWF.

Desde dezembro de 2010, o Banco do Brasil, maior financiador rural do país, também integra a iniciativa e deixou de oferecer crédito a produtores de soja que plantem em áreas desmatadas ilegalmente desde julho de 2006.

O monitoramento do Grupo de Trabalho da Soja considera desmatamentos com mais de 25 hectares. A partir de sobrevoos sobre os polígonos e comparação com as imagens dos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é possível enxergar se houve novos desmatamentos em fazendas de produtores de soja. Se o grão foi plantado nessas áreas de derrubada recente, a fazenda passa a ser boicotada pelos compradores.  

Na safra de 2009/2010, o monitoramento identificou plantio de soja em 6,3 mil hectares dos 302 mil hectares de áreas monitoradas, segundo a Abiove.

 

 

Edição: Lílian Beraldo