Dilma chega a Bruxelas e aproveita dia livre para visitar museu de arte surrealista

02/10/2011 - 15h31

Renata Giraldi
Enviada Especial da EBC

Bruxelas (Bélgica) – A presidenta Dilma Rousseff chegou hoje (2) a Bruxelas, capital da Bélgica, por volta das 14h (9h no horário de Brasília). Sem compromissos oficiais neste domingo, a presidenta aproveitou o dia para visitar o Museu Margritte, que reúne parte do acervo de René Margritte (1898-1967), um principais artistas plásticos surrealistas belgas. Dilma ficará na Europa até o dia 9, depois de passar pela Bulgária e Turquia.

Dilma deve se reunir amanhã (3) com o secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, para falar sobre os preparativos para a Copa do Mundo de 2014. A Lei Geral da Copa, encaminhada pelo governo há cerca de duas semanas ao Congresso, é um dos temas da conversa.

A Lei Geral da Copa, elaborada pelo governo, fixa responsabilidades tanto para o Poder Executivo quanto para a Fifa. Em relação à venda de ingressos, por exemplo, o preço será determinado pela federação, que será também a administradora da venda. O governo assumirá, por exemplo, os danos que os agentes públicos vierem a cometer durante os jogos, garantindo, inclusive, o ressarcimento à Fifa.

Nos jogos, a Fifa terá a exclusividade para divulgar marcas e distribuir, vender ou fazer propaganda de produtos e serviços. A União, estados e municípios, além do Distrito Federal, ficam responsáveis por garantir os limites de comécio nas imediações dos jogos.

Não há prazo para a votação do projeto na Câmara e no Senado. Porém, líderes de partidos aliados do governo estimam que a votação final, no Senado, ocorra apenas em meados de 2012.

Edição: Vinicius Doria