Bolsas de Valores na Europa e Ásia registram queda acentuada ao longo do dia hoje

22/09/2011 - 12h50

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As principais bolsas de valores da Europa registraram hoje (22) queda média de 4% ao dia, enquanto na Ásia a queda foi, em média, de 4,85%. As bolsas europeias que registraram queda foram Londres (Reino Unido), Paris (França), Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Zurique (Suíça) e Lisboa (Portugal).

Analistas europeus definiram esta quinta-feira como um dia negro para o mercado financeiro. Inicialmente, avaliação dos analistas econômicos da Europa e da Ásia é de que o clima de insegurança em torno das negociações sobre as dívidas da Grécia e outros países da zona do euro é insuficiente para tranquilizar os investidores.

Os analistas também acreditam que as medidas adotadas pelo Banco Central dos Estados Unidos (o Federal Reserve, Fed) não foram suficientes porque se limitaram à substituição da dívida de curto prazo para longo prazo, em vez de promover um programa de recompra de títulos do Tesouro Federal norte-americano.

No Brasil, os negócios na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriram em queda de 0,20% com o Ibovespa em 55.870 pontos, seguindo o pessimismo dos demais mercados mundo afora sob o impacto da posição adotada pelo Fed e das negociações sobre a dívida da Grécia.

Às 11h15, o Ibovespa, que concentra os principais papéis do mercado brasileiro, operava com recuo de 3,21% e 54.185 pontos. Já às 11h25 atingira 2,92% negativo e 54.347 pontos.

 


*Com informações da agência pública de notícias do México, Notimex   //   Edição: Lílian Beraldo