Condenado a 13 anos de prisão, Cacciola deixa a cadeia depois de cumprir menos de quatro anos

25/08/2011 - 20h40

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O ex-banqueiro Salvatore Cacciola foi solto na tarde de hoje (25), por determinação judicial. Em 2005, ele foi condenado pela Justiça Federal no Rio de Janeiro, a 13 anos de prisão, por gestão fraudulenta e desvio de dinheiro.

A libertação de Cacciola foi comunicada oficialmente pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em nota de pouco mais de uma linha.

O ex-banqueiro deixou a prisão sem falar com os jornalistas. Ele estava preso desde julho de 2008, quando foi extraditado para o Brasil, depois de ter sido preso pela Interpol no Principado de Mônaco.

Beneficiado pelo regime de liberdade condicional concedido pela Justiça, o ex-dono do Banco Marka cumprirá em casa o restante da pena, uma vez que terá de fixar residência no Rio de Janeiro e não poderá deixar o município sem autorização judicial.

Salvatore Cacciola teve prisão preventiva decretada em 2000 e chegou a ficar cerca de 40 dias preso. Beneficiado por liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), Cacciola fugiu do país logo após ser solto e foi morar na Itália, beneficiando-se da dupla cidadania – até ser preso pela Interpol no Principado de Mônaco.

Edição: Nádia Franco