Dilma grava série especial do Programa Café com a Presidenta para destacar questões regionais

23/08/2011 - 11h09

 

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Excepcionalmente esta semana, a presidenta Dilma Rousseff gravou participações especiais para o programa Café com a Presidenta focalizando cada um dos dos 26 estados e o Distrito Federal. Dilma detalhou como ocorrerá a expansão da rede de educação superior e tecnológica em cada região. A presidenta passou praticamente o domingo (21) inteiro gravando os programas de rádio.

No total, Dilma gravou 27 participações. As versões das gravações do programa estadual do Café com a Presidenta podem ser acessada por meio do site http://cafe.ebc.com.br/

A produção do programa informou que a série especial foi definida para destacar as necessidades e prioridades de cada região. De acordo com a produção, sempre que houver necessidade séries especiais poderão ser planejadas.

Na edição que foi ao ar ontem (22), Dilma disse que a expansão da rede de educação superior e tecnológica foi planejada para atender às necessidades de cada unidade da Federação. Segundo ela, o objetivo central é o combate à miséria e a promoção do desenvolvimento regional.

A presidenta destacou ainda que, no Rio de Janeiro, a ampliação da oferta de educação superior e tecnológica busca atender ao mercado petrolífero e à demanda provocada pela Copa do Mundo de 2014 e pelas Olimpíadas de 2016.

Em São Paulo, Dilma disse que a ampliação da oferta quer beneficiar as áreas mais pobres e com maior concentração populacional. Segundo ela, o objetivo na região é suprir a demanda da indústria em um ambiente cada vez mais globalizado e competitivo.

No Norte e no Nordeste, a presidenta ressaltou que o objetivo da ampliação da rede de educação superior e tecnológica é chegar ao interior dos estados, oferecendo oportunidades para os jovens que vivem nas áreas mais carentes e estimulando o desenvolvimento regional.

Nos programas que foram ao ar ontem (22), Dilma disse ainda que, nos estados do Sul e do Centro-Oeste, a meta do governo é ampliar educação superior e tecnológica para regiões agrícolas e também os centros industriais.

Edição: Juliana Andrade