Ministro da Justiça promete punir abuso de poder e ilegalidade em operações policiais

15/08/2011 - 19h36

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Situações de abuso de poder e ilegalidade em operações policiais serão punidas com rigor pelo governo federal, garantiu hoje (15) o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ao participar da cerimônia de recondução ao cargo do procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

“Toda e qualquer situação ilegal tem que ser apurada e punida, tanto em relação aos que praticaram crimes, quanto aos agentes públicos que eventualmente cometam atos ilícitos”, assinalou o ministro, a quem a Polícia Federal é subordina, ao falar sobre a Operação Voucher, que investiga desvio de recursos públicos no Ministério do Turismo.

Na última sexta-feira (12), fotos de seis presos na Operação Voucher, desencadeada pela Polícia Federal, vazaram e foram publicadas por um jornal do Amapá e reproduzidas em outros veículos de comunicação. Nelas, os suspeitos aparecem sem camisa, segurando placas de identificação.

Para o ministro, o caso representa uma ofensa à garantia de direitos expressa na Constituição. “A apuração é necessária no caso das fotos. Não podemos aceitar que presos submetidos à prisão de qualquer natureza possam ter sua imagem exposta daquela maneira.”

Cardozo reiterou que não soube com antecedência da deflagração da Operação Voucher pela Polícia Federal. “Havia uma operação sobre sigilo de Justiça e aquela pessoa que me informasse estaria cometendo um crime. Tenha certeza que jamais praticarei um crime para estabelecer controle político de qualquer órgão judicial.”

Edição: João Carlos Rodrigues