Tombini prevê que inflação ficará no centro da meta em 2012

07/07/2011 - 0h22

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse na noite de hoje (6) que a inflação de 2012 ficará no centro da meta. “A inflação já está convergindo e estará no centro da meta em 2012”, ressaltou ao discursar no encerramento de uma premiação para empresas promovida pela revista Exame.

O último Relatório Trimestral de Inflação do BC, divulgado no fim do mês passado, informava sobre a elevação da previsão de inflação para 2012, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 4,6% para 4,8%. A meta de inflação para o próximo ano é 4,5%, com tolerância de variação de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O documento também revisou a estimativa de inflação deste ano de 5,6% para 5,8%.

Tombini disse, no entanto, que a política de elevação de juros realizada deste o início do ano para combater a elevação dos preços está surtindo efeitos visíveis. “Decorridos pouco mais de seis meses, observamos os primeiros resultados: a inflação mensal no último mês de maio já desacelerou. Foi a menor dos últimos sete meses”, destacou.

O Comitê de Política Monetária do BC reajustou a taxa básica de juros (Selic) nas quatro reuniões realizadas este ano. No total, a taxa foi elevado em 1,5 ponto percentual e atualmente está em 12,25% ao ano.

A previsão do presidente do BC é que o aumento dos preços continue a reduzir o ritmo nos próximos meses. “ Em junho e julho a inflação será ainda mas baixa”, disse.

A estabilidade econômica foi apontada por Tombini como fator fundamental para que os brasileiros, em especial os empresários, tenham confiança no futuro. “É importante olhar para a frente com a certeza de inflação menor. E esse será um componente essencial no processo de decisões estratégicas das empresas nos próximos meses”.

 

Edição: Aécio Amado