Rio de Honduras e floresta da Indonésia são incluídos em lista de áreas de risco protegidas pela Unesco

22/06/2011 - 17h12

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Um rio de Honduras e uma floresta tropical da Indonésia foram incluídos na lista de áreas em risco da relação elaborada pelo Patrimônio Mundial em Perigo, da Organização das Nações Unidas Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A inclusão foi provocada pelas denúncias de exploração ilegal de madeira, caça irregular de animais e ameaças ao meio ambiente.

Depois de obter o status de proteção do governo de Honduras, o Río Plátano Reserva da Biosfera foi colocado de volta na lista de áreas ameaçadas de extinção atendendo a pedidos de autoridades do país. As informações são da Unesco.

"O governo de Honduras pediu ao Comitê do Patrimônio Mundial para colocar a propriedade na lista em perigo, tendo em conta as ameaças combinadas de extração ilegal de madeira, pesca e ocupação do solo, a caça e reduzida capacidade do Estado para gerenciar a região devido à deterioração da lei e à presença de traficantes de drogas", informa a Unesco, em comunicado.

Na Indonésia, o problema é a Floresta Tropical da Sumatra que enfrenta os efeitos da caça ilegal, do desmatamento irregular, da invasão agrícola e de projetos para a construção de estradas. A floresta tem área  de 2,5 milhões de hectares, reunindo três parques. A região está sob proteção da Unesco por causa das espécies de animais e plantas em ameaça de extinção.

Edição: Lana Cristina