Santa Catarina e Goiás já podem exportar carne suína para a China

27/05/2011 - 16h45

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Dois frigoríficos de Santa Catarina e um de Goiás serão os primeiros a exportar carne suína do Brasil para a China. A lista com os frigoríficos foi publicada ontem (26) pela Administração-Geral de Qualidade, Inspeção e Quarentena da China, um mês e meio após a visita da presidenta Dilma Roussef ao país, quando foi anunciada a abertura do mercado para o produto brasileiro.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que os governos brasileiro e chinês fecharão nos próximos dias os termos do certificado sanitário com os requisitos para o início dos embarques da carne suína brasileira.

Além da abertura do mercado à carne suína brasileira, os chineses anunciaram, durante a visita de Dilma ao país, a aprovação de mais 25 frigoríficos brasileiros habilitados a vender carne de frango e outros cinco, carne bovina. Com isso, o Brasil passou a ter 50 plantas habilitadas a vender carne de frango para a China e oito, carne bovina.

As exportações brasileiras do agronegócio para a China mais que triplicaram nos últimos três anos, passando de US$ 3,5 bilhões em 2007 para US$ 11 bilhões em 2010, de acordo com dados do Mapa. Desde 2008, o país asiático é o principal comprador dos produtos agropecuários nacionais.

Edição: João Carlos Rodrigues