Luciana Lima e Débora Zampier
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - O ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, protocolou hoje (27), pouco antes das 19h, a resposta ao pedido de esclarecimento feito pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel. A informação foi confirmada pela assessoria da Casa Civil, que não forneceu mais detalhes sobre o conteúdo do documento. O ministro se antecipou em uma semana em relação ao prazo dado por Gurgel, uma vez que o último dia para envio dos esclarecimentos seria a próxima sexta-feira (3).
No pedido de esclarecimento, feito na última sexta-feira (20), Gurgel anexou a íntegra das duas representações dos partidos de oposição PPS e DEM enviadas ao órgão. Apenas após a manifestação de Palocci é que Gurgel decidirá se abre investigação para apurar crimes ou se arquiva o caso.
Enquanto a PGR aguardava informações, o Ministério Público Federal no Distrito Federal abriu investigação para apurar suposto enriquecimento ilícito do ministro. O MPF pediu à Receita Federal cópia das declarações de Imposto de Renda da Projeto, a empresa de consultoria do ministro, escrituração contábil, cópia dos contratos de prestação de serviço, aditivos contratuais, comprovação de serviços prestados, cópias de pareceres e atas de reunião, entre outros documentos.
“Não foram apresentadas publicamente justificativas que permitam aferir a compatibilidade dos serviços prestados [pela Projeto] com os vultosos valores recebidos”, alega o Ministério Público no pedido de investigação. A Projeto tem prazo de 15 dias para prestar as informações pedidas.
Edição: Vinicius Doria