Médicos promovem campanha no Rio para orientar população sobre doenças da tireoide

23/05/2011 - 15h37

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Médicos promoveram hoje (23), na Estação Carioca do metrô, no centro da capital fluminense, uma campanha gratuita de esclarecimento à população sobre doenças da tireoide. A ação contou com quatro endocrinologistas do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (Iede), que orientaram o público sobre como fazer o autoexame e explicaram os problemas de funcionamento da glândula e as doenças que a afetam.

Os profissionais também distribuíram materiais educativos para ajudar a reconhecer os principais sintomas de distúrbios da glândula, como sonolência, queda de cabelos, depressão e pele seca.

Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia no Rio, a médica Vivian Ellinger, é importante alertar a população porque os problemas da tieroide são pouco divulgados. "Sabemos que normalmente o diagnóstico é feito tardiamente porque são pouquíssimo conhecidos os problemas de tireoide, então, apesar de nós sabermos que são muito frequentes, poucas pessoas sabem que têm problema.”

A endocrinologista lembrou que a tireoide é importante em todos os processos metabólicos do organismo e ressaltou que os distúrbios na glândula aumentam com a idade, sendo muito mais frequentes em mulheres.

A técnica de enfermagem Andréia Teixeira, de 42 anos, participou da campanha e apresentou um aumento da glândula, identificado durante o exame clínico. “De acordo com os sintomas que eu informei à médica, ela me encaminhou para eu procurar um hospital para fazer um exame mais especifico”, contou.

A campanha faz parte da Semana Internacional da Tireoide, que ocorre em 65 países. No Brasil, além do Rio, Recife, Ribeirão Preto, Santo André, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Vitória participam da iniciativa.

Edição: Juliana Andrade