Famílias das vítimas do voo 447 exigirão resgate de todos os corpos

18/05/2011 - 14h55

BBC Brasil

Brasília - O diretor da Associação dos Familiares das Vítimas do Voo Air France 447, Maarten Van Sluys, disse hoje (18) que, com a confirmação da possibilidade de identificar as vítimas pela análise de DNA, a entidade exigirá a retirada de todos os corpos localizados no fundo do mar. Nesta manhã, a Polícia Militar da França confirmou que os testes de DNA feitos nos despojos de duas vítimas permitirão a identificação dos corpos.

Na semana passada, a Justiça da França informou às famílias das vítimas que, se os corpos não pudessem ser identificados, não haveria novos resgates. Van Sluys afirmou que os critérios de conservação apresentados pelas autoridades francesas são “subjetivos e inexplicáveis”. “Dignidade e respeito significam atender a essa expectativa das famílias”, afirmou.

Como primeiros resultados dos testes de DNA foram positivos, haverá um reforço da equipe de especialistas do Instituto de Pesquisas Criminais a bordo do navio Ile de Sein. Segundo Daust, a equipe terá mais quatro integrantes. No total, serão oito especialistas, entre legistas e peritos em identificação, que trabalharão nas operações de resgate dos corpos que estão a 3,9 mil metros de profundidade, entre o Brasil e o Continente Africano.

Segundo o coronel Xavier Mulot, da direção da Polícia dos Transportes Aéreos, que conduz as investigações judiciárias, cerca de 50 corpos foram localizados na área dos destroços do avião, que caiu no Atlântico em 31 de maio 2009, com 228 pessoas a bordo. O voo desapareceu do espaço aéreo quando seguia do Rio de Janeiro para Paris.