Principais cidades da Grécia promovem greve geral em protesto contra o governo

11/05/2011 - 13h39

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As principais cidades da Grécia amanheceram hoje (11) com uma nova greve geral. Transportes, escolas, bancos e lojas não funcionam na maior parte do país. É a segunda paralisação geral, desde janeiro, convocada por sindicatos de trabalhadores dos setores público e privado que reúnem cerca de 2 milhões de pessoas. Nas ruas de Atenas, aproximadamente 9 mil pessoas aderiram às manifestações.

As informações são da agência pública de notícias de Portugal, a Lusa. Os manifestantes protestam contra as medidas de austeridade e o anúncio de privatizações feitos pelo governo do primeiro-ministro socialista grego, George Papandreou. No ano passado, o governo da Grécia se comprometeu a adotar medidas rigorosas para cumprir exigências feitas pela União Europeia. Em 2010, o bloco repassou 110 bilhões de euros para a Grécia.

Os controladores aéreos avisaram que vão suspender as atividades por duas horas hoje, provocando cancelamento de voos internos e internacionais. Os barcos, que fazem as ligações entre as diversas ilhas gregas, já paralisaram as atividades.

A União de Jornalistas também aderiu à ação de protesto e muitos serviços informativos gregos também anunciaram que vão parar. A manifestação ocorre no momento em que as autoridades gregas tentam negociar nova ajuda financeira, de cerca de 60 bilhões de euros, ao país. Porém, o governo grego desmentiu essa informação.

Edição: Juliana Andrade